Monday, January 09, 2006

Para esquentar na Serra Gaúcha

Roteiro para apreciar belas paisagens e degustar os mais deliciosos vinhos, queijos e chocolates.

“Abençoado por Deus e bonito por natureza”, o grande sabor do Sul do país , encanta não somente o povo brasileiro, mas todos os turistas que todos os anos “lotam” a região da Serra Gaúcha. Este é um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil. Com suas baixas temperaturas, paisagens exuberantes, vales, vinhedos, montanhas e cachoeiras, a região da Serra Gaúcha preserva os traços da colonização germânica e italiana, facilmente reconhecidos na arquitetura e na fisionomia do povo hospitaleiro que lá habita.
A mesa é sempre muito farta, além dos vinhos, queijos, salames e música fazem parte do cotidiano deste povo, que sente prazer em servir bem e atender turistas com boa vontade e alegria.
Entre as cidades localizadas na Serra Gaúcha, ganham destaque cidades como Gramado e Canela (na região das Hortênsias), e Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi (na região conhecida como ''Pequena Itália"). Por fazerem parte do roteiro da uva e do vinho e dos espumantes - “champgne”, que agora já não pode ser chamado assim por não ser fabricado na França.
É impossível visitar a região e não fazer o passeio de Maria Fumaça, que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Num clima repleto de encanto e nostalgia. Durante o percurso, as cabines são visitadas por artistas que tocam sanfona e contam piadas. O passeio faz duas paradas clássicas, nas quais possibilita que os passageiros ao descerem na plataforma, dancem ao som de “La bella polenta” – música típica dos descendentes de italianos - comam queijo e degustem o vinho da região.
Para a professora Sarah Andalafet foi um passeio belíssimo, “ tive a impressão de estar um filme da época das grandes fazendas e cafezais”, e completa “até voltei cantarolando "Merica, Merica, Merica.." outra música típica italiana.


“Spa de engorda”
No passeio pelas vinícolas, o visitante conhece parte de produção, envelhecimento e engarrafamento de vinhos e espumantes. Lembrando que o tour sempre termina com degustação. Uma dica ao visitar as adegas, é começar pelas maiores, que têm visitas monitoradas e didáticas. Além de provar vinhos raros, não disponíveis no mercado, e compra-los por um preço bem acessível.
Onde há vinho, há queijos e embutidos, ainda mais numa região de origem européia. Por isso, além dos vários estabelecimentos que oferecem degustações de vinhos, também encontramos os lugares que possibilitam a degustação de queijos, Cuca (pão típico da região) e salames de diversos tipos. Normalmente este passeio na Serra Gaúcha é considerado para muitos como um “spa de engorda”, pois ninguém consegue manter a forma com tanta comida.
Na região das Hortênsias, encontramos as cidades de Gramado e Canela, lembrando que as duas são “vizinhas”, mas cada uma com suas próprias características. Em Canela encontramos a Cascata do Caracol e a Igreja de Pedra, o evento mais importante desta cidade é o Festival Internacional de Teatro, que reúne anualmente artistas do Brasil e do exterior. Já em Gramado, o evento mais importante é o “Festival de Cinema de Gramado”, com seu não menos célebre personagem-prêmio: o Kikito (troféu símbolo da cidade).
Além dos diversos pontos turísticos que o Roteiro da Uva e do Vinho oferece, não se pode deixar de visitar as fábricas de chocolates, provar o famoso “Café Colonial”, além do Rodízio de Fondue – queijo, carne e chocolate, além do passeio chamado “Raízes Coloniais”, no qual o turista visita casa de colonos e conhece a fabricação do “famoso” Mate.

* matéria publicada no "Jornal Em Foco" em Novembro/2005

No comments: