Friday, May 19, 2006

R$ 1,99 (não é dica de loja, fique tranquilo)

Na terça-feira assisti uma peça muito boa no Teatro Folha, em São Paulo, o nome é R$1,99, um pouco estranho para ser o nome de uma peça, mas valeu a pena conferir. Ah, e para os que ficaram curiosos, não, o ingresso não saiu por este preço.

Criada, dirigida e encenada pelo ator baiano Ricardo Castro, a peça é recheada de personagens do cotidiano brasileiro. Retoma notícias atuais, o que faz com que o público interaja mais no espetáculo, possibilitando sacadas inteligentes em uma linguagem bastante direta e coloquial.


Um pouco de história coletada na internet:

Há cerca de 7 anos, ator baiano Ricardo Castro teve uma idéia: fazer um espetáculo solo que o salvasse da desesperada decisão de abandonar o teatro e o Brasil. Nessa empreitada, ele ficaria responsável por escrever o texto, dirigir, interpretar, criar figurinos, cenários e iluminação, além de escolher a trilha sonora. Para dar ao público a oportunidade de prestigiar a montagem, o ingresso custaria (naquela época) apenas um real e noventa e nove centavos.
A peça é recheada de personagens do cotidiano brasileiro, tendo como base depoimentos colhidos pelo autor nos mais diversos lugares como bancos, repartições públicas, mesas de bares, pontos de ônibus, entre outros. Além dos depoimentos, são usadas como fio condutor notícias de jornal, que fazem com que a cada apresentação o espetáculo esteja renovado e atualizado.




Infelizmente a peça já saiu de cartaz em São Paulo, mas assim que conseguir falar com a produtora, para qual será a trajetória do espetáculo, divulgarei aqui.

No comments: