O Brasil é formado por uma riquíssima diversidade cultural, em cada região a figura do “Boi” é representada de diferentes formas e denominações. Para compreender os aspectos culturais da manifestação popular do Boi Bumbá, o Sesc Interlagos organizará no dia 03 de junho uma apresentação com dois grupos: Boi de Parintins, do Amazonas, e o Boi Tinga, do Pará.
O Boi de Parintins é considerado a maior manifestação folclórica da Amazônia, trás a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso ao som das toadas e tambores onde diversas tribos indígenas cantam e dançam num ritmo alucinante e contagiante.
Já o Boi Tinga surgiu em 1937 por um grupo de jovens pescadores Odivelenses, quando adquiriram a cabeça de um boi chamando Tinga. Essa cabeça permanece até hoje, saindo por ocasiões das festas juninas, no último dia ele foge para aparecer no ano seguinte.È uma originalidade de bumba meu boi, cuja evolução mantêm as características das folias e um pitoresco sabor carnavalesco.
Isto representará uma prévia da festa junina que começa no dia 15, feriado de Corpus Christi. Proporcionando uma miscigenação das culturas das regiões norte e nordeste do Brasil. O espetáculo terá a duração de uma hora e acontecerá na Praça Pau Brasil, os ingressos variam de R$1,00 a R$3,00 reais.
Dia 03 de junho, a partir das 15hs no Sesc Interlagos
Av. Manuel Alves Soares, 1.100
São Paulo - SP
Monday, May 29, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment