Monday, January 09, 2006

Para esquentar na Serra Gaúcha

Roteiro para apreciar belas paisagens e degustar os mais deliciosos vinhos, queijos e chocolates.

“Abençoado por Deus e bonito por natureza”, o grande sabor do Sul do país , encanta não somente o povo brasileiro, mas todos os turistas que todos os anos “lotam” a região da Serra Gaúcha. Este é um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil. Com suas baixas temperaturas, paisagens exuberantes, vales, vinhedos, montanhas e cachoeiras, a região da Serra Gaúcha preserva os traços da colonização germânica e italiana, facilmente reconhecidos na arquitetura e na fisionomia do povo hospitaleiro que lá habita.
A mesa é sempre muito farta, além dos vinhos, queijos, salames e música fazem parte do cotidiano deste povo, que sente prazer em servir bem e atender turistas com boa vontade e alegria.
Entre as cidades localizadas na Serra Gaúcha, ganham destaque cidades como Gramado e Canela (na região das Hortênsias), e Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi (na região conhecida como ''Pequena Itália"). Por fazerem parte do roteiro da uva e do vinho e dos espumantes - “champgne”, que agora já não pode ser chamado assim por não ser fabricado na França.
É impossível visitar a região e não fazer o passeio de Maria Fumaça, que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Num clima repleto de encanto e nostalgia. Durante o percurso, as cabines são visitadas por artistas que tocam sanfona e contam piadas. O passeio faz duas paradas clássicas, nas quais possibilita que os passageiros ao descerem na plataforma, dancem ao som de “La bella polenta” – música típica dos descendentes de italianos - comam queijo e degustem o vinho da região.
Para a professora Sarah Andalafet foi um passeio belíssimo, “ tive a impressão de estar um filme da época das grandes fazendas e cafezais”, e completa “até voltei cantarolando "Merica, Merica, Merica.." outra música típica italiana.


“Spa de engorda”
No passeio pelas vinícolas, o visitante conhece parte de produção, envelhecimento e engarrafamento de vinhos e espumantes. Lembrando que o tour sempre termina com degustação. Uma dica ao visitar as adegas, é começar pelas maiores, que têm visitas monitoradas e didáticas. Além de provar vinhos raros, não disponíveis no mercado, e compra-los por um preço bem acessível.
Onde há vinho, há queijos e embutidos, ainda mais numa região de origem européia. Por isso, além dos vários estabelecimentos que oferecem degustações de vinhos, também encontramos os lugares que possibilitam a degustação de queijos, Cuca (pão típico da região) e salames de diversos tipos. Normalmente este passeio na Serra Gaúcha é considerado para muitos como um “spa de engorda”, pois ninguém consegue manter a forma com tanta comida.
Na região das Hortênsias, encontramos as cidades de Gramado e Canela, lembrando que as duas são “vizinhas”, mas cada uma com suas próprias características. Em Canela encontramos a Cascata do Caracol e a Igreja de Pedra, o evento mais importante desta cidade é o Festival Internacional de Teatro, que reúne anualmente artistas do Brasil e do exterior. Já em Gramado, o evento mais importante é o “Festival de Cinema de Gramado”, com seu não menos célebre personagem-prêmio: o Kikito (troféu símbolo da cidade).
Além dos diversos pontos turísticos que o Roteiro da Uva e do Vinho oferece, não se pode deixar de visitar as fábricas de chocolates, provar o famoso “Café Colonial”, além do Rodízio de Fondue – queijo, carne e chocolate, além do passeio chamado “Raízes Coloniais”, no qual o turista visita casa de colonos e conhece a fabricação do “famoso” Mate.

* matéria publicada no "Jornal Em Foco" em Novembro/2005

Tuesday, January 03, 2006

Ano novo...e dai?!?!

Ano novo, estava agora pensando o que isto significa, tem pessoas que dizem que é vida nova, outras que este ano será melhor, conheço até quem faz “listinha” com objetivos, eu mesma já fiz isso um ano, mas já que não funcionou, então desisti mesmo.
Há quem acredite que devemos nos livrar de tudo que é velho para começar com tudo novo, ou vai a taróloga, guru, vidente, essas coisas. Não estou julgando quem goste disso, eu acredito, mas não gastaria meu dinheiro nessas coisas, mas também não critico quem o faça.
Mas que é engraçado, isso é mesmo, estava vendo na televisão e a vidente disse “o Brasil pode ganhar a Copa”, até eu poderia falar isso, mas o pior mesmo foi quando ela soltou “o Presidente Lula não tem muita chance de se reeleger” precisa ser vidente para saber disso? A melhor definição para 2006: “ 2005 com um número a mais” , esta frase foi bem inteligente! Enfim, a vida continua, o melhor mesmo é aproveitar cada minuto como se fosse o último e não deixar para fazer alguma coisa levando como desculpa um ano novo. Acho que o ser humano complica muito a vida, não que eu seja diferente, mas esta coisa de esperar um ano novo como pretexto de mudar alguma coisa não existe. Se decidir fazer uma viagem, ou mudança, ou procurar outro emprego, em setembro, não esperarei até janeiro do ANO NOVO para colocar meus objetivos em prática.